quinta-feira, 9 de julho de 2009

Excelente artigo sobre a actuação de Cavaco

Cavaco 11,Soares 5,Sampaio 4:o Presidente da Cooperação Institucional!
Lembram-se do "Deixem-me trabalhar"? E das "Forças de Bloqueio?" Foram educadas expressões com que o então Primeiro Ministro Aníbal Cavaco Silva se referiu ao Presidente da República Mário Soares, e a instituições do Estado como o Tribunal de Contas e o Tribunal Constitucional, no início dos anos 90.
O "grande timoneiro" entendia que as funções executivas d0 Primeiro Ministro e do Governo, não podiam estar sempre a ser baleadas por vetos presidenciais ou decisões contrárias àquelas que ele entendia ditarem o melhor rumo para o país. O conflito com Mário Soares foi particularmente claro entre 1991 e 1995, já que na reeleição de Soares, este contou com o apoio do PSD, que entendeu ter sido um bom primeiro mandato presidencial.
Seria interessante saber o que pensaria o então Primeiro Ministro, se Soares tivesse no exercício do seu primeiro mandato quebrado a chamada "cooperação institucional" e vetado 11 diplomas! Marca que Cavaco atingiu hoje. Isto porque, nos seus primeiros mandatos presidenciais, Mário Soares vetou 5 diplomas da Assembleia da República, e Jorge Sampaio apenas 4.
Não vou sequer discutir agora a pertinência de cada um dos vetos de Cavaco. Isso pode ficar para outra conversa. Mas imagino, do que nos deu a conhecer do seu feitio ao longo dos anos, que não seria o mais eufórico dos Primeiros Ministros se se tivesse deparado com tal barragem de fogo da parte do Palácio de Belém.
A crueza dos números (11-5 e 11-4) indica bem a intenção política deste primeiro mandato de Cavaco, sobretudo desta ponta final pré-eleitoral. As suas últimas declarações já tinham mostrado vontade de levar a amiga Ferreira Leite ao Palácio de S. Bento, mas o abuso da figura do veto a diplomas da AR sugere uma tentativa deliberada de enfraquecimento da imagem do Governo.
Seria interessante que o PR fosse confrontado com estes números e com as suas declarações enquanto PM, para vermos se articulava uma resposta coerente...ou se optava por comer uma fatia de bolo-rei!
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/07/cavaco-11-soares-5-sampaio-4-o.html

Notável e com grande ironia a forma como o rumo das coisas muda.
Cavaco como Primeiro-Ministro nos anos 90 chamou forças de bloqueio ao Presidente da República Mário Soares e ao Presidente do Tribunal de Contas o falecido Sousa Franco, revelando uma concepção de democracia muito pouco estruturada, algo que se mantém actualmente. Contudo é ele que já está(finalmente e ainda bem) a revelar a sua agenda conservadora, neo-liberal e entregar de bandeja o poder á sua discípula e grande aliada Ferreira Leite(poder esse que terá sempre a liderança de Cavaco).
Afinal como se pode agora ver, o Dr.Mário Soares tinha( e tem mais uma vez) razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário