terça-feira, 14 de julho de 2009

Morreu Hermínio da Palma Inácio

Aqui fica a homenagem do Acção Soarista a um grande combatente antifascista, um defensor da liberdade, grande Soarista e Socialista.

Almeida Santos: Palma Inácio foi "resistente antifascista profundamente humano"
O presidente do PS, Almeida Santos, considerou hoje que Palma Inácio foi um "resistente antifascista profundamente humano" e que a seguir ao 25 de Abril viveu em "exemplar modéstia", nunca procurando qualquer cargo político.
Hermínio da Palma Inácio, revolucionário português contra o Estado Novo e militante histórico do PS, morreu hoje em Lisboa.
"Tive sempre uma grande admiração por Palma Inácio, como resistente à ditadura que nunca recuou perante assumir sacrifícios pessoais em defesa dos seus ideais, e fê-lo sempre com generosidade de espírito invulgar", declarou Almeida Santos à agência Lusa.
Segundo o presidente do PS, "mesmo quando os seus actos de rebelião se traduziram numa excepcional coragem, Palma Inácio nunca procurou glorificação pessoal".
"Foi um resistente antifascista profundamente humano, fiel à prossecução dos seus ideais", acrescentou.
De acordo com Almeida Santos, após o 25 de Abril, quando Palma Inácio passou a ser militante do PS, este partido esteve por várias vezes no poder em Portugal, "mas nem por um momento ele pensou tirar vantagem do seu passado revolucionário, aceitando cargos ou outras vantagens".
"Palma Inácio viveu o pós-25 de Abril em exemplar modéstia e em auto-promovido apagamento. Recusou entrar no jogo das ambições, bastando-lhe sempre a compensação de ver triunfar os valores pelos quais tinha lutado", disse.
Almeida Santos considerou que Palma Inácio foi, "em certo sentido, um dos heróis da luta contra a ditadura e a opressão".
"Morreu hoje um homem bom, generoso, extremamente corajoso e um exemplar patriótica. Eu perco um amigo e o país perde um dos artífices da sua liberdade", acrescentou o presidente do PS.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1308012

Sem comentários:

Enviar um comentário