quarta-feira, 1 de julho de 2009

Uma fase complexa-Artigo do Dr.Mário Soares no Diário de Notícias de ontem

1. As eleições europeias deixaram o eleitorado português um pouco confuso e o pior é que os partidos em geral, no meu modesto entender, não o estão menos. Como já escrevi nesta coluna, não foi o PSD que ganhou (embora em percentagem de votos tivesse ficado à frente do PS, o que não foi pequena proeza): foi o PS que perdeu. Perdeu cerca de seiscentos mil votos, sobretudo para a abstenção e para os votos brancos e nulos e também para os partidos da Esquerda, o Bloco e o PCP, que ficaram quase a par, embora o Bloco elegesse mais um deputado.
Tratou-se, portanto, de um voto essencialmente de protesto, em função do descontentamento, contra o Governo - e o partido que o apoia - e contra a crise que nos afecta, embora esta, que foi importada, não possa ser atribuída ao Governo ou, menos ainda, ao PS. Mas o descontentamento expresso, praticamente por toda a Europa, que vem detrás, contra os partidos que se reclamam do socialismo democrático, tenha alguma razão de ser, dado que em geral esses partidos se deixaram, mais ou menos, "colonizar" pelo neoliberalismo, pela teoria de menos Estado, mais privatizações, pelo mercado totalmente desregulado - como o supremo valor - com menosprezo das políticas sociais e do mundo do trabalho, posições que estão na raiz da grande crise que estamos a viver.
Ora a aparente grande contradição que resulta dos resultados das eleições europeias foi terem dado a vitória à Direita, por descontentamento contra os partidos socialistas, trabalhistas e social-democratas e em contracorrente do que nos vem da América de Barack Obama e das políticas progressistas que está a implantar, tanto no plano interno como externo. Com efeito, foram os amigos de Bush e das políticas neoliberais que triunfaram agora na União Europeia o que, num momento de crise, como o actual, nos vai criar grandes dificuldades, tanto no plano do ataque à crise como no domínio da relação de forças internacionais, em fase de aceleradas mudanças...
http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1282657&seccao=M%E1rio%20Soares&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

Sem comentários:

Enviar um comentário